> adrianamaggioni: Análise dos textos - Atividade 7

adrianamaggioni

Tuesday, November 21, 2006

Análise dos textos - Atividade 7

Atividade 7 -Compilação de artigos lidos


· Blogs na educação: por que não?
· Experiência com Blogs.
· Blogs como ferramenta pedagógica.
· Lousa digital.

Os Blogs abrem espaço para os alunos e professores se expressarem, pois os alunos se sentem valorizados em poder ver seus trabalhos na internet, é uma forma de aumentar a auto-estima, estimular a pesquisa para que os Blogs contenham conteúdos com seqüência, coerência e criatividade. Também há a possibilidade da interatividade, os alunos podem opinar e trocar idéias com os colegas, eles ficam fascinados com este recurso pois faz parte do mundo deles, a inclusão de fotos também é uma forma de criar interesse e dedicação, pelos assuntos tratados.
Democráticos e inteiramente gratuitos podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior. Produção de textos, narrativas, poemas, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos- tudo é possível por meio do Blog.
A possibilidade da família visualizar os trabalhos de seu filho na internet é uma forma de integrar família/escola, pois faz-se necessário esta parceria.
“A internet é o portal do paraíso para as ações de ler e escrever dos jovens de hoje”, diz a professora Cláudia Nunes em seu artigo. Ela também escreve que os internautas lêem e escrevem mais do que a média, logo devemos reconsiderar e reorganizar nossos procedimentos pedagógicos, pois estamos diante de novos espaços de formulação e produção do pensamento, em comunidade, na rede.
Para Vygotsky, a consciência é um contato social consigo mesmo. E assim, nos diferentes contatos, vão se formando as subjetividades.
O mundo da informática seduz os jovens e adultos, muitas formas de comunicação foram construídas nele:



Neste círculo todo, usa-se o pensamento, a leitura, a linguagem, utilizando-se várias ferramentas, ambientes e trocas de informações. Para se ter domínio faz-se necessário que aconteçam muitas tentativas com acertos e erros.
Os jovens navegam de links em links, procurando assuntos de seus interesses, músicas, futebol, filmes, baladas, namoros... e neste navegar ele está sempre procurando mais opiniões e informações para complementar seus textos, blogs...
O professor deve ser o orientador consciente, para dirigir suas aulas, para tornar a internet uma ferramenta que conduza o educando a aprender a pensar e a buscar, pois o uso indevido também pode levar ao nada, a futilidades, informações incorretas ou/e indevidas.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora da UFRS, os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas faces, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares, pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola, a família e a comunidade.

Opinião própria sobre utilização de Blogs na Educação


Lendo todos os artigos citados percebo que os blogs são uma poderosa ferramenta para discussão, para fonte de informação, um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada. Este ambiente abre um leque muito grande para o trabalho dos professores, em ministrar os conteúdos que precisam desenvolver.
Trabalhar com a internet, propicia ao aluno refletir, ler e pensar sobre o que faz e como faz, as noções de pensamento e as regras lógicas, ultrapassam os limites da atividade individual e supõe a colaboração, cooperação entre indivíduos. Segundo Piaget, “o pensamento do sujeito é formado com participação indispensável do grupo social a que pertence, pois graças à linguagem e às coações de cada geração sobre as seguintes, o sujeito é, a todo momento, tributário do conjunto das aquisições anteriores, assim transmitidas pela via externa da educação”.
Percebo que os professores, dispõem de um grande provedor de informações, o trabalho não diminui, mas possuem um desafio maior para desenvolver os conteúdos, para construir conceitos e idéias, nós professores precisamos aprender a transferir modos de pensar de um campo a outro, para expandir nossos conhecimentos e permitir que atuemos de forma cada vez mais inteligente.
Celso Antunes em seu livro, Cibercultura e Ciberespaço, coloca que... “a possibilidade de leituras e escritas não lineares que se modificam a cada instante e incorporam múltiplas vozes e linguagens, sobrepõe a uma idéia de inteligência centralizada por uma outra emoldurada por uma inteligência coletiva, em continuo movimento. Essa nova concepção de inteligência caracteriza o que Pierre Lèvy chama de ecologia cognitiva, isto é, uma idéia de uma cultura representada por um conhecimento em permanente metamorfose. O ciberespaço dissolve a escrita totalitária na medida em que a interconexão e o dinamismo das memórias em tempo real em rede compartilhada com uma multidão o que antes era apenas de alguns.”
Quanto mais conheço este mundo virtual, mais admiro estas novas idéias e concepções para interagir e para cativar o aluno que anda tão disperso e agitado, os blogs podem ajudar-nos muito a desenvolver projetos de uma forma prazerosa e inteligente, é mais um aliado para tentarmos atingir nossos objetivos como educadores, pois estamos trabalhando com uma geração que precisa de muito incentivo, eles chegam as escolas muito agitados, com pouca auto estima, incorporando todos os problemas familiares e sociais de onde vivem; sem recursos e sem criatividade fica difícil realizar-mos um trabalho onde se perceba crescimento e aprendizagem dos alunos. Com a internet, este recurso que fascina, a busca de informações acontece de uma forma rápida, muitas informações importantes, artigos sérios e bons podem ser visualizados, para ajudar-nos.
Estou gostando muito de poder começar a fazer parte de todas essas informações, de poder por em prática muitas idéias que ainda não sabia como.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home