> adrianamaggioni: Informática na Educação X Ensino de Informática

adrianamaggioni

Saturday, November 11, 2006

Informática na Educação X Ensino de Informática


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Utilizar o computador na abordagem educacional implica o repensar sobre o processo de aprender e de ensinar.
Nessa perspectiva, o papel do professor é fundamental, pois é na sua ação que as idéias, os princípios construcionistas se materializam. Portanto, é preciso investir na formação do professor, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade crítica, reflexiva e criativa. Dessa forma, não basta o professor aprender a operacionalizar o computador, isto é, saber ligar e colocar um software para o aluno usar. O professor precisa vivenciar e compreender as implicações educacionais envolvidas nas diferentes formas de utilizar o computador, a fim de poder propiciar um ambiente de aprendizagem criativo e reflexivo para o aluno.
É por essa razão que a Informática deve estar integrada aos cursos de formação de professores, a fim de que os futuros educadores possam construir, na prática, esse novo referencial pedagógico. Saber integrar, conscientemente, o uso do computador na prática pedagógica significa transformá-la e tornála transformadora do processo de ensino e aprendizagem.
ENSINO DE INFORMÁTICA
O ensinar Informática ocupa-se do ensino da elaboração de programas, uso de aplicativos tais como banco de dados, recursos multimídia, processadores de texto, planilhas eletrônicas, softwares gráficos e Internet.
As disciplinas práticas têm como ferramenta básica o uso do computador. Todavia, este uso varia de acordo com os recursos de hardware como de software.

3 Comments:

  • OI

    By Blogger crisbighouse, at 5:44 AM  

  • Olá, Adriana!!!
    Gostei muito de ter estado com vcs sábado...
    Sábado q vem dia 18 eu não poderei estar na UCS, pois irei viajar, mas no dia 25 com certeza estarei lá....se tiverem alguma dúvida pode me procurar na sala 407 ou me enviar e-mail...ou ainda pelo mural ou pelo coments do meu blog ....que terei prazer em esclarecer..
    Vamos blogar??
    Beijos

    By Blogger Márcia Ribeiro Paganella, at 4:35 AM  

  • Oi Adri como ficou sabendo da atividade do bloggueiro secreto? Não me localizei ainda.
    Bjs

    By Blogger crisbighouse, at 3:14 AM  

Post a Comment

<< Home